Nossa História
Nossa História

O POIA, Projeto Olímpico de Integração e Aperfeiçoamento, é uma ação idealizada pelo professor Jones Santos da Silva (o Professor Jhonnes) e que existe desde 2009. Inicialmente a meta do programa era trabalhar com alunos que quisessem aprender Matemática e que fossem capazes de resolver questões como aquelas que víamos nas provas da OBMEP e OBM.

Na verdade, essa era uma realidade distante, pois mesmo nossos melhores alunos, em 2009, sabiam fazer uma ou outra questão das da primeira fase. E quando começamos o projeto "era mais vontade que planejamento". Mas começamos. Com o apoio especial da direção da Escola Divonete Cavalcante de Albuquerque na época [Sra. Josefa Laíze (diretora) e Sra. Aniete Quintino (diretora adjunta)] pudemos dar os primeiros passos e construir base e estrutura.

Algumas metas foram traçadas, alguns atalhos foram criados e outras ações escolares foram implementadas, como investir na base antes de investir numa preparação para o nível que queríamos.

Outros professores se juntaram ao grupo, que era só de um, em especial merece destaque o professor Elielson Magalhães, que em 2010 começou a incentivar o trabalho, também entendendo que investir na base era o grande ponto, e assim o fazíamos.

Em 2011 colhemos o nosso primeiro fruto, um aluno de Taquarana, da nossa escola, participante do nosso grupo de estudo, aparece na lista de menção honrosa da OBMEP. Era a luz que esperávamos enxergar.

Em 2012 mudamos de escola, passamos a um ambiente maior e melhor, mas ainda com muitos problemas. Nesse ano as aulas de apoio aos alunos que pretendiam aprofundar ficaram a cargo do professor Elielson Magalhães. Neste ano foram três menções. Mas as medalhas não vieram. Tínhamos batido na trave duas vezes. Mas as medalhas estavam por vir 

E vieram em 2013. Neste ano fomos agraciados com três medalhas. Foi também neste ano que o projeto ganhou a base que queríamos, com listas personalizadas, grupos de estudos separados por níveis, alunos selecionados pelos professores, horários bem definidos e maior maturidade por parte dos preparadores.

Em 2014 mantivemos o grupo de estudo e, embora tenhamos conseguido apenas uma medalha, foi um ano de muitas menções honrosa para Taquarana-AL.

2015 foi um ano grandioso. Taquarana foi o segundo maior destaque estadual em conquistas de medalha. Foram 15 premiações, sendo 5 medalhas de bronze. 

Em 2016, esse projeto ganhou mais uma versão. Além das aulas olímpicas e de reforço gratuitas, o POIA ganhou uma versão premium denominada POIA CURSOS que visa oferecer as mesmas ideias da versão gratuita em uma versão paga. Após as conquistas obtidas, o projeto ganhou casa e passou a se chamar POLO de INCENTIVO e APERFEIÇOAMENTO. Entre outras ações, o POIA CURSOS conta com Aulas de Reforço, Aulas de Preparação para o Enem e Aulas de Preparação para Concursos. 

Com dois grupos de estudo formados, a meta principal é continuar fortalecendo a base e manter o grupo focado, planejando trazer cada vez mais alunos para participarem e compartilharem conhecimento conosco.  

Conheça mais aqui: 

Alunos Participantes Calendário Poia
Objetivos e Metas Atribuições do Preparador
Trabalhe Conosco Apoie o Nosso Projeto
Metodologia das Aulas Anexos

 

topo